Câmara Municipal de Lisboa:
Pesquisar neste site: 
 
Desenhos A-Z 
   
 


 

 

 

Sem título
Grafite, carvão e têmpera s/ papel
Thierry Simões. 1998

Numa parceria entre o Museu da Cidade e a Madeira Corporate Services, e com curadoria de Adriano Pedrosa, é possível apresentar, pela primeira vez em Lisboa, esta importantíssima colecção que até ao momento apenas foi mostrada na Madeira.

A Colecção Madeira Corporate Services começou a ser formada em 2002, por  iniciativa de Luiz Augusto Teixeira de Freitas, sócio da empresa Madeira Corporate Services. A colecção centra-se no desenho contemporâneo, embora não se limite ao papel como suporte – há também vídeos, esculturas e objectos que de algum modo se relacionam com o desenho.

O foco da colecção é a produção mais recente, ainda que exista um pequeno núcleo de mestres contemporâneos, como Helena Almeida, Lourdes Castro, Gego, Lygia Pape e Mira Schendel. O acervo encontra-se normalmente exposto nos escritórios da Madeira Corporate Services e depositado na galeria Porta 33, ambos no Funchal.

 

 It Is Not The Belief That Is In Question But Its Efficacy
Grafite s/ papel
Corin Sworn.
2007

Adriano Pedrosa, escreve na brochura que acompanha a mostra que, “Desenhos: A-Z (Museu da Cidade, 2009) é a segunda mostra panorâmica das obras mais contemporâneas da coleção - a primeira foi na Porta 33, em 2005, com o mesmo título, porém subtraído do parentético. Nesse sentido, nosso parentético procura delimitar um local e um momento da apresentação desta dinâmica coleção - devemos prever futuras edições ampliadas e revisadas de "Desenhos: A-Z", em outros tempos e territórios.

Esta é a primeira vez que expomos a colecção em Lisboa, com os auspícios do Museu da Cidade, e nesta oportunidade apresentamos ao público boa parte dos quase 200 artistas que hoje estão representados em nosso acervo. (Mostrar todos os artistas, ainda que apenas os mais contemporâneos, que era o espírito da primeira mostra em 2005, tornou-se impossível dadas as limitações do espaço expositivo).



 
O Abismo de uma imagem II
Grafite s/ papel
Pedro Barateiro.
2006
De forma correlata, a selecção de obras para a exposição seguiu um critério que talvez pareça estranho ao espectador, já que trouxemos para Lisboa justamente desenhos que, em sua maioria, não estavam reproduzidos naquela publicação. O objectivo foi o de dar visibilidade a novas obras, evitando ênfases ou favorecimentos desnecessários em desenhos já reproduzidos e portanto mais disseminados. "Desenhos:A-Z" sugere um dicionário ou glossário do meio, e de fato tanto em nosso livro quanto no espaço expositivo os critérios de paginação e de montagem seguem a ordenação alfabética. Nosso dicionário ou glossário, porém, é bastante dinâmico e se transforma e se expande mais rapidamente do que qualquer dialecto. Seu infortúnio, contudo, é que estará sempre fadado à incompletude.”

Alguns dos artistas participantes: Franz Ackermann, Francis Alÿs, Pedro Barateiro, Pedro Cabrita Reis, Rui chafes, Mark Dion, Trisha Donnelly, Olafur Eliasson, Michael Elmgreen & Ingar Dragset, Leonilson, Jonathan Monk, Ernesto Neto, Thomas Sheibitz, entre muitos outros.

 

  

   

Sem título (da série Gestalt des BewuBtseins)
Técnica mista s/ papel
Nadir Ahriman. 1997-2004

Inside the Armor – Shell 10
Lápis e tinta da china s/ papel
Ernesto Caivano. 2007

Dromos IV
Tinta da china s/ papel offset
André Silva. 2006

Recycling Waste
Grafite s/ papel
Robert McNally. 2006

Visionaries of the '60 Meet doers of 2006'
Caneta e tinta sobre papel
Marjetica Potrc. 2006

Some woman with raised up eyelids + wide eyes
without meaning to and a tight thin mouth that
make her look more intense than she really is
+ sometimes kind of stupid
Grafite s/ madeira
Jeff Gabel. 2007

Desenhos Safavidas
(segunda série)
grafite e lápis de cor s/ papel
André Romão. 2008

Série de 6 desenhos

Acontecimientos en Turquia
Técnica mista s/ papel
Magdalena Jitrik. 2007

© 2008 Câmara Municipal de Lisboa
União Europeia - FEDER
POS_Conhecimento
Câmara Municipal de Lisboa