Câmara Municipal de Lisboa:
Pesquisar neste site: 
Museu da Cidade
Glossário
Para vizualizar a explicação faça clique sobre o termo que pretende consultar.
Peça executada em vários materiais (prata, metal, cerâmica) que serve de apoio à escrita. Sobre a bandeja, são colocados os depósitos do tinteiro e de obreias, o porta-penas e, nalguns casos, uma campainha.
Peça trabalhada com escopro ou outro instrumento que lhe dá forma.
Técnica decorativa que recorre à utilização de uma estampilha ou selo.
(na azulejaria) Técnica decorativa realizada sobre o vidrado opaco a partir de estampilhas feitas com recortes do desenho que se pretende reproduzir, abertos em papel encerado ou em placa metálica, passando depois o pincel com tinta sobre estes. No processo, ao número de cores utilizadas corresponde igual cifra de estampilhas.
(de estereoscopia) Técnica de gerar imagens tridimensionais, que tem como primeiro exemplo a fotografia estereoscópica e veio a culminar, nos tempos actuais, na holografia. Comercializada a partir de 1851, a fotografia estereoscópica consiste em pares de imagens retratando uma mesma cena, com ligeiras diferenças de pormenor, que quando vistas simultaneamente num visor binocular apropriado, produzem a ilusão de tridimensionalidade.
Objecto de vários tipos, oferecido por uma graça pedida ou recebida. Pode consistir num objecto de uso comum (muleta, ramo de noiva, toca, grilhetas, etc.) ou feito expressamente (quadro, placa, barco, etc.). Apresenta geralmente uma data e uma inscrição relativa ao acontecimento e ao doador.
   
© 2008 Câmara Municipal de Lisboa
União Europeia - FEDER
POS_Conhecimento
Câmara Municipal de Lisboa